Sobre nós
A Fundação S. Barnabé
A Fundação S. Barnabé teve a sua origem num serviço de apoio domiciliário e num projeto de Luta Contra a Pobreza, iniciados nos fins dos anos oitenta, na região de S. Barnabé, no concelho de Almodôvar.
Considerando os resultados do projeto e o impacto social, económico e cultural que este teve junto, não só da população da freguesia de S. Barnabé, mas também do próprio concelho de Almodôvar, e conscientes da necessidade vital para a região da sua continuidade, foi deliberado prosseguir a implementação do mesmo.
Nasceu assim, à data, a Associação Casa do Povo de S. Barnabé, da qual resultou a Fundação S. Barnabé na sequência do despacho do Senhor Secretário de Estado da Segurança Social de 4 de novembro de 2010.
Foi com um pequeno serviço para poucas pessoas que nasceu uma organização que emprega hoje mais de 300 pessoas e serve muitas centenas mais. Hoje a Fundação S. Barnabé desenvolve as suas atividades em S. Barnabé, Almodôvar, Beja, Quarteira, Moura, Pombal e Ferreira do Alentejo, e tem projetos a avançar em Évora, Faro e Castro Verde.
Foi efetivamente o sonho a comandar a vida. E o sonho continua…
Missão
A Fundação S. Barnabé assume como sua missão o desenvolvimento de atividades de caráter solidário, assentes nos valores da Fundação e que concretizem, em cada um dos nossos interlocutores, confiança, qualidade e esperança. Para isso a Fundação S. Barnabé tem ao longo da sua história empreendido uma política ativa e socialmente responsável, envolvida nas comunidades locais, por forma a contribuir em concertação com os demais parceiros, para o desenvolvimento do tecido económico/financeiro e social das regiões em que se insere, promovendo um desenvolvimento sustentado a nível social, económico e ambiental, elevando a qualidade de vida das populações e diminuindo a exclusão social, procurando sempre mais e melhor. A nossa história, escreve-se assim diariamente, de mãos dadas, sendo o dia seguinte, uma página em branco à espera…
Visão
A Fundação S. Barnabé tem como visão constituir-se como um pilar de equilíbrio social e do desenvolvimento sustentável nas regiões onde está presente pela qualidade dos serviços prestados, pela estabilidade dos empregos proporcionados e pela solidez das nossas parcerias.
Valores
- Igualdade;
- Responsabilidade;
- Qualidade;
- Independência;
- Compromisso;
- Excelência Institucional;
- Entrega;
- Ambição;
- Cooperação para a Concretização dos Direitos Fundamentais dos Cidadãos.
Mensagem do Presidente
A Fundação S. Barnabé é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que nasceu no Portugal profundo e que procurou, ao longo dos seus mais de 25 anos de existência, manter a ligação às suas raízes.
Para isso, sempre considerámos que era indispensável a permanente atenção aos problemas das pessoas que nos envolvem e a criação de soluções adequadas, de qualidade que ajudem a minorar os seus problemas.
Sendo uma Instituição prioritariamente ligada à problemática da terceira idade, fomos crescendo através da instalação de serviços para este grupo tão esquecido.
Apesar disso, também noutras áreas, nomeadamente, na saúde, na formação e na pura solidariedade estamos a fazer o nosso caminho.
O facto de as nossas raízes serem no Portugal profundo não nos limitou os horizontes.
Pelo contrário, entendemos que mercê das nossas raízes sólidas, devíamos estar disponíveis para os desafios que a vida nos trouxesse, levando em cada um dos nossos projetos a nossa alma, para que em cada novo projeto, renascesse esse espírito de ambição, para fazer mais e melhor em prol daqueles que precisarem de nós.
Foi assim que, de um pequeno serviço de apoio domiciliário em S. Barnabé, hoje estamos presentes em regiões tão diversas como Pombal ou Quarteira, Ferreira do Alentejo ou Moura.
De 4 colaboradores e 12 clientes, temos, atualmente, mais de três centenas de colaboradores e mais de quatro centenas de clientes.
Assentes num passado sólido, olhamos para um presente difícil, mas desafiante e ansiamos pelo futuro com esperança, expetativa e confiança.
É esta a nossa matriz!
Iremos continuar a nossa expansão para novos horizontes, adequar os nossos serviços para melhor corresponder às novas solicitações, exigir de nós próprios e de todos os que connosco colaboram um especial empenhamento, agindo segundo os valores da Fundação, correndo riscos e aceitando os desafios, com garra e vontade de vencer, para que todos vocês sintam, sem margem de dúvida, que podem contar connosco.
Bem-haja a todos os que ao longo destes anos deram o seu contributo para que um sonho distante de 25 anos seja hoje a Fundação S. Barnabé.
Quero relembrar em particular o Sr. Manuel Afonso.
Valdemar Saleiro
Lei Quadro das Fundações (artigo 9º)
- Ato de Instituição
- Estatutos
- Estatutos de Utilidade Pública
- Órgãos Sociais
- Balanço 2020
- Balanço 2021
- Balanço 2022
- Balanço 2023
- Demonstração de resultados por natureza 2020
- Demonstração de resultados por natureza 2021
- Demonstração de resultados por natureza 2022
- Demonstração de resultados por natureza 2023
- Descrição de Património Inicial
- Apoios financeiros recebidos nos últimos 3 anos
- Donativos recebidos nos últimos 3 anos
- Certificação Legal de Contas 2020
- Certificação Legal de Contas 2021
- Certificação Legal de Contas 2022
- Certificação Legal de Contas 2023
- Publicação Portal da Justiça
- Código de conduta e ética
- Parecer de Órgão de Fiscalização 2020
- Parecer de Órgão de Fiscalização 2021
- Parecer de Órgão de Fiscalização 2022
- Parecer de Órgão de Fiscalização 2023
- Relatório de Gestão 2020
- Relatório de Gestão 2021
- Relatório de Gestão 2022
- Relatório de Gestão 2023